Violência doméstica contra a mulher é um tema importante, que deve ser abordado e discutido por todos nós, sejam mulheres ou homens. Praticamente todos os dias, temos notícias de mulheres sendo agredidas, ameaçadas ou até mesmo tendo suas vidas ceifadas pelo agressor.

A mulher vítima de violência doméstica pode realizar a denúncia da agressão pelo telefone: Disque 180.

O Disque 180 presta serviços de registro de denúncia e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica. A denúncia também pode ser feito por uma testemunha, de forma anônima.

Para fazer a denúncia de violência doméstica contra a mulher basta ligar para o telefone 180.

DISQUE 180 – O QUE É?
“A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.”

 

QUEM PODE DENUCIAR?
“Mulheres em situação de violência ou testemunhas de violência contra mulheres.”

Lembramos que em casos de urgência, que necessite de atendimento imediato, deve ser acionado o telefone 190 – Polícia Militar.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-e-buscar-ajuda-a-vitimas-de-violencia-contra-mulheres

 

Rosangela Barreto Takeshita – OAB/SP 285.975 – Advogada